Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe este Site...




São João da Pesqueira
São João da Pesqueira

 São João da Pesqueira
















 

 



 



 



 


S. JOÃO DA PESQUEIRA está literalmente no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo, a Região Demarcada do Douro, onde nasce o famoso Vinho do Porto e vinhos de mesa de prestígio incomparável.
As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.
Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos existentes por todo o concelho, para além dos palácios brasonados, das igrejas seculares abonadas em história e cultura que testemunham diferences épocas da história. Para além de todo o património edificado esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como um espetáculo de Inverno e o rio Douro como raiz e identidade.
S. João da Pesqueira, terra que se orgulha de deter o Foral mais antigo de que há memória, um dos mais antigos do país, anterior à criação da nacionalidade portuguesa.
Todas estas singularidades, ficam marcadas e reconhecidas em 2001 com a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial, sendo S. João da Pesqueira o concelho que maior área classificada detém (cerca de 20%).
Terra de montes de xisto e aldeias em pequenos terraços a meio das encostas, o concelho de São João da Pesqueira possui uma extensa zona enquadrada na Região Demarcada do Douro, com uma importante produção de vinhos finos e de mesa de elevada qualidade.
Na paisagem, o casario branco das quintas surge rodeado de vinhas, olivais, pomares e campos de amendoeiras.


A vila de São João da Pesqueira orgulha-se do seu centro histórico, a Praça da República, com edifícios de fachadas recentemente restauradas, como a Capela da Misericórdia (século XVIII), a Torre do Relógio e arcada, do mesmo período, ou os antigos Paços do Concelho (século XIX).
Na sede do concelho, destaca-se ainda a Casa do Cabo, notável solar setecentista de fachada ornamentada e belo jardim, onde está hoje instalado o tribunal da Comarca.
A cerca de três quilómetros, não se pode deixar de visitar o Santuário do Salvador do Mundo (a 711 metros de altitude), com um conjunto de nove pequenas capelas construídas a partir de finais do século XVI, um local isolado e especial, de soberba paisagem.
Outros locais de interesse no concelho são a freguesia de Soutelo do Douro (pelourinho manuelino e o miradouro da Capela da Senhora das Neves); a vila típica de Vilarouco, à beira do rio Douro, com o belo solar brasonado da Casa do Adro (1605); e os vestígios arqueológicos, a Igreja Paroquial e a Capela dos Santos Mártires, em Paredes da Beira.


A antiga vila de Trevões, aninhada entre serras, exibe a Igreja Matriz de Santa Maria (monumento nacional) e o imponente Solar dos Caiados, com fachada nobre e magnífica capela.
A gastronomia tradicional de São João da Pesqueira, associada aos produtos da terra, oferece óptimos e variados enchidos, um excelente cabrito assado com arroz de forno de lenha e a típica bola de carne.
O concelho proporciona, também, boas condições para a prática da caça e da pesca.